Então...

É com grande alegria que eu fiquei sabendo que a Firaxis (desenvolvedora), em parceria com a publisher 2K Games, se prepara para lançar a quinta continuação do aclamado Civilization.

A franquia tem novo lançamento previsto para o outono norte-americano, e inclui novidades como mapas de divisões hexagonais, novo sistema de combate, diplomacia aprimorada e um hub comunitário em que os jogadoes podem compartilhar conteúdo e competir sem deixar o jogo.
A nova engine permite paisagens com um grau de qualidade em outro patamar.
O novo sistema de combate separa o jogador casual do gamer hardcore. O tabuleiro hexagonal remete aos wargames, e sofistica estratégias de batalhas com novos elementos. Eu apostaria, aliás, que teremos uma diferença maior em matéria de condições e adversidades em batalha de acordo com clima e terreno (aliás, em um dos prints publicados na Gizmodo vi chuva). Confiram abaixo:

Líderes com animações melhoradas, opções diplomáticas diferenciadas e até a possibilidade de criar comunidades de jogo para iniciar as partidas multiplayer fazem parte do pacote.
Eu, que jogo desde o Civilization I pra DOS, estou babando.
Segundo o Sid Meyer, desenvolvedor do jogo desde a primeira versão:
Cada nova versão de Civilization apresenta desafios excitantes para a nossa equipe. Felizmente, ideias de como trazer novas e divertidas experiências para jogadores de Civ parecem nunca parar de surgir. De líderes completamente animados a paisagens realísticas, novas táticas de combate, diplomacia estendida e mods compartilhados, estamos empolgados para que os jogadores vejam a nova visão que a nossa equipe na Firaxis trouxe à série.”
“Além de Civilization V, a Firaxis Games desenvolve atualmente o Sid Meier’s Civilization Network, um game Civ para o Facebook. Com Sid Meier no comando do design, Civilization Network oferecerá mais uma opção para dominar o mundo, tanto para o gamer casual quanto para os maiores fãs da série. É outro meio de acesso ao famoso mundo viciante de Civilization.”
É, a Firaxis já esboçava essa cisão quando lançou o Civilization Revolution pra consoles de vídeo-game, separando o player mais casual do gamer hardcore. Eu, obviamente, vou pro grupo 2. E os fracos que fiquem jogando Farmville de Civilization no Facebook.

A fonte das informações é o
Gizmodo.